O que é Autoestima?
Autoestima tem sua origem no auto conceito, quer dizer, aquilo que eu penso que sou, a maneira como eu me trato, o que eu falo sobre mim e se gosto de ser eu mesmo ou não.
Depois que eu formei o meu auto conceito, eu formo a minha auto imagem. A auto imagem não tem nada a ver com o que eu sou de verdade, mas, como eu me vejo, tanto fisicamente, emocionalmente e quanto as características da minha personalidade.
Então eu faço uma auto avaliação pra saber se eu gosto de ser quem sou ou não.
Se eu gosto de ser quem eu sou, eu tenho uma auto aceitação, tenho uma boa autoestima.
Se eu não gosto de ser quem sou eu tenho uma auto rejeição, isto é: eu gostaria de ser outra pessoa e tenho uma baixa autoestima.
O problema básico de todos nós ou melhor dizendo, de toda a humanidade está principalmente aí, na autoestima. Autoestima é a estima que tenho por mim(se é muita, pouca ou nenhuma) ou muito pior que isso,é se eu me odeio.
Somos seres altamente influenciáveis. Recebemos influências de todos os tipos e de todas as maneiras, mas não damos conta disso, principalmente porque desconhecemos como funcionam esses mecanismos de influência. O nosso cérebro recebe aproximadamente 400 milhões de informações, mas conseguimos processar apenas 2.000.
Vamos falar apenas de algumas influências passíveis de credibilidade para a maioria. A nossa autoestima "começa" quando estamos na barriga de nossa mãe. É ela que vai aprovar ou não a nossa "entrada" nesse mundo. Se ela nos deseja, se ela já nos ama quando estamos lá dentro de seu útero, nós já estamos aprendendo o que é sermos amados. Mas, se ela nos rejeita, já aprendemos a nos rejeitarmos! E já nem queremos nascer nesse mundo que para nós vai nos parecer hostil.
Depois, quando nascemos, a nossa autoestima continua sendo construída através da maneira pela qual nós somos tratados, primeiro pela nossa mãe (o primeiro amor é da mãe), depois pelos familiares, pelos coleguinhas, etc...
Assim vamos formando a nossa personalidade. Pra quem não sabe, personalidade vem da palavra persona, que significa máscara. Quem diz que "fulano não tem personalidade" está muito enganado. Todos nós temos personalidade ou melhor, todos nós usamos máscaras! Mas, não fique chocado! Não estou chamando ninguém de falso. Só quero dizer com isso que nós aprendemos a ser do jeito que somos. O nosso comportamento é aprendido, não é a nossa natureza. Então, se nós não estamos gostando do nosso jeito de ser, poderemos mudar. Isso não é difícil, mas dá muito trabalho!
A nossa personalidade é formada por um conjunto de conceitos, preconceitos, crenças e valores que aprendemos como verdadeiros ao longo da nossa vida e principalmente na infância. Isso inclui a maneira pela qual somos tratados na infância, as experiências que tivemos, os conhecimentos que adquirimos, os valores e crenças da família na qual fomos criados e a cultura na qual fomos inseridos. Então, como vocês podem ver, autoestima é tudo! Autoestima é amor, a nossa essência é o amor. E a falta dele é que causa todo o sofrimento nesse mundo!
Jesus sabia disso quando disse: "Ama a teu próximo como a ti mesmo". Mas, como é que eu posso amar o meu próximo se eu não amo nem a mim mesmo? Se eu não sei o que é o amor?